quinta-feira, 14 de julho de 2011

TARGA FLÓRIO - Slot Arrábida




Nos próximos meses de Setembro e Outubro, irá decorrer na Slot-Arrábida, em Azeitão, a “Targa Florio Series”, que irá ser uma corrida de velocidade, que, não pretendendo ser uma fiel reprodução da mesma, é evocativa da célebre “Targa Florio”, que tinha lugar na Sicília, que, embora sendo uma prova feita em estrada, era, na verdade, um extenso circuito fechado, à volta da ilha, passando pelo interior das aldeias, e, passando por perigosas e sinuosas estradas de montanha, em que os pilotos tinham de percorrer várias voltas, tornando-se um mito do desporto automóvel, pela extrema dificuldade, pela aguerrida competição, pela constante presença das maiores estrelas mundiais, e pela presença das mais belas e carismáticas máquinas da época, desde os pequenos Fiats Abarth, até aos potentes Porsche 917, Ford GT 40, Chaparral, entre tantos outros.

Este evento destina-se a viaturas Históricas e Clássicas, composta por diversas classes, e irá decorrer na pista de Madeira da Slot-Arrábida.

Por cada dia de prova será disputada uma classe, e no final a classificação será feita, quer globalmente, quer pelas classes.

À semelhança da Targa, o leque de modelos e de atitudes disponíveis, é muito vasto, colocando à disposição dos concorrentes a total disponibilidade de participarem nas classes que entenderem, de acordo com o seu gosto, e até se prevê uma corrida com slots dos anos 60 e 70...!

Esta prova, apesar de se destinar a clássicos, também contempla os modelos rápidos, para isso se destinando a classe 5, que abarcarão as máquinas que certamente promoverão o vencedor absoluto, como as barchetas Ferrari 312 pb, os Alfas 33/3, os Chaparral 2 E, os Ford GT40 e os Porsche 917K.

Para quem deseje colocar em prova os famosos "Racers", a classe 7 é a indicada.

Assim as classes são as seguintes:

- Classe um é destinada a modelos da classe “até 1.300 cc”;

- Classe dois é destinada a modelos Históricos, de classe superior a “1.300 cc”, que tenham corrido até ao final de 1959.

- Classe três é destinada a modelos de turismo de classe superior a “1.300 cc” que tenham corrido de 1960 até 1973.

- Classe quatro é destinada a modelos de Grande-Turismo que tenham corrido de 1960 a 1973.

- Classe cinco é destinada a modelos “Sport”; Protótipos e “Barchetas”, que tenham corrido até 1973.

- Classe seis é destinada a modelos históricos de resina que tenham corrido até ao ano de 1961.

- Classe sete é destinada a modelos de resina que tenham corrido desde o ano de 1962 em diante, até ao limite de 1973.

- Classe oito é destinada a modelos das marcas Revell, MRRC, ou outras, cujos modelos estejam equipados com motor “Slim Line”, e que reproduzam modelos, de qualquer categoria, que correram até 1973.

- Classe nove é destinada a todos os modelos de slot fabricados nos anos 60 e 70 que representem modelos que correram na Targa Florio, ou semelhantes.

As datas da realização da corrida nas diferentes classes são as seguintes:

- A primeira prova correspondente à classe um, realizar-se-á no próximo dia 16 de Setembro de 2011, pelas 21.30 Horas;

- A segunda prova correspondente à classe dois, realizar-se-á no próximo dia 23 de Setembro de 2011, pelas 21.30 Horas;

- A terceira prova correspondente à classe três, realizar-se-á no próximo dia 30 de Setembro de 2011, pelas 21.30 Horas;

- A quarta prova correspondente à classe quatro, realizar-se-á no próximo dia 7 de Outubro de 2011, pelas 21.30 Horas;

- A quinta prova correspondente à classe cinco, realizar-se-á no próximo dia 15 de Outubro de 2011, pelas 14.30 Horas;

- A sexta prova correspondente às classes seis, sete e oito, realizar-se-á no próximo dia 28 de Outubro de 2011, pelas 21.30 Horas;

- Em data a designar e dependendo previamente, do número de inscritos, que não poderá ser inferior a 6, realizar-se-á a prova da classe nove.

Pretende-se que esta seja uma prova que, congregando o maior número de classes e estilos, coloque na estrada os carros que habitualmente se encontram nas prateleiras, sendo esta uma excelente oportunidade para lhes ser retirado o pó.

JP


Sem comentários:

Enviar um comentário