sexta-feira, 24 de julho de 2009

JOHN FITZPATRICK





Quando John Fitzpatrick ganhou o Campeonato Britânico de Automóveis de Turismo em 1966, com um Ford Ânglia de 997 cc, muita gente se maravilhou da velocidade e rendimento deste carro tão bem preparado e que, foi registado por Team Broadspeed em nome da Ford.
Neste artigo se menciona algumas das partes especiais da preparação desta viatura para a competição.
O motor é proveniente da Cosworth da fórmula 3 de 997 cc, com lubrificação tipo carter seco.
Equipa 2 carburadores 40 DCOE Weber.
O motor teve de ser inclinado a 30 graus para dar espaço para a admissão directa e só nesta alteração ganharam-se 5 HP efectivos.
Este motor produzia 112 HP a 8.400 rpm, já com carburadores Weber I:D:F:, acopulados a uma cabeça de cilindros Holbay de 4 furos de entrada, o escape tinha desenho original da Broadspeed.
Eixo trazeiro Lotus Cortina, com diferencial Salisbury com autoblocante, bem como travões de disco dianteiros do mesmo modelo.
Caixa de 5 velocidades Hewland.
Jantes em magnésio 6j com pneus 5,50x13 atrás e 5,00x13 na frente.
6 vitórias em 1966 no Camp. Britânico de Carros de turismo à classe em 8 corridas e 5 recordes de volta à classe também.

Sem comentários:

Enviar um comentário