sexta-feira, 4 de março de 2011

Ferrari 340 MM










Estes Ferrari 340 só seriam baptizados de MM, aquando do “Daily Express Trophy” em Silverstone (10 de Maio de 1953), a utilização do sufixo MM teve a ver com a vitória alcançada por Gianni Marzotto/Crosara, nas 1000 Milhas deste ano (26 de Abril) ao volante do 340MM #0280AM, isto significa que no III Grande Prémio de Portugal, corrido a 21 de Junho de 1953, estes Ferrari já eram designados oficialmente por 340MM.
Os motores de origem Lampredi estão representados neste ano de 1953 ainda pelo 4,1 litros (340), deste vários exemplares são vendidos e outros inscritos directamente pela Ferrari em várias configurações. Vários exemplares do 340MM utilizados estão equipados com ignição por magnetos (e 3 carburadores Weber do tipo 40IF/4C), desenvolvendo uma potência de mais de 300 cv às 6.600r.p.m., para além de por vezes utilizarem mesmo um motor 4,5l, veja-se o caso do 340 MM #0318AM, inscrito nas 24 Horas de Le Mans de 1953 para Ascari/Villoresi, e que utilizou o motor de 4,5 litros que havia sido concebido para as 500 Milhas de Indianapolis de 1952.
No entanto, a designação correcta (oficial) para este Ferrari é 340MM e não 375MM, como de forma errada muitas vezes é designado (o motor 375 de 1954 é derivado do motor 340 America). Para além desta participação, correram outros 340MM com motores de 4,5l durante a época de 1953, registando mesmo uma vitória nos 1000 Km de Nurburgring (a 30 de Agosto), com a equipa constituida por Alberto Ascari e Guiseppe Farina. Nesta prova, a carroçaria Vignale surgiu algo modificada, com a parte frontal ligeiramente inclinada para a frente, e os faróis, não carenados, colocados numa posição mais convencional. A carreira desportiva do 340MM (53) iniciou-se na Volta à Sicilia (a 12 de Abril), onde um roadster (#0280AM) dotado de uma carroçaria Vignale foi inscrito oficialmente para Luigi Villoresi / P. Cassani, que venceram a prova. (na foto).
texto de:Manuel Tabuada

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