domingo, 22 de janeiro de 2012

VILA REAL SERIES - SlotArrábida 2012 - 2ª Prova



Meus caros amigos,

Que noite!

Esta prova foi épica, e essencialmente muito divertida, para além, claro, da segunda manga ter sido um verdadeiro caos, para o qual muito contribuíram alguns dos mais conhecidos artistas da nossa praça...eu só não sei porque carga de água é que um patilhão ficara preso nos lábios e...que um deles tinha na traseira muito solta, e outro, qual fénix renascida das cinzas, só dizia... "Onde está o Mário...Huh? onde está o Mário??".

Talvez tenha sido esse medo que fez o Mário andar mais depressa...pudera!

Como é bom de ver assistimos a comportamentos eivados dum esoterismo incomum, cuja compreensão apenas estava acessível aos verdadeiros iniciados.

A corrida foi ganha por uma dupla de Jaguares XK 120, sendo que, em primeiro ficou o Mário Rosas, que, de forma brilhante, muito serena, deixou a concorrência a muitas voltas, e em segundo lugar, também, de forma muito linear e vincada, ficou o Rui Sá Gomes que aproveitou bem a grande confusão que se gerou na manga anterior.

Contudo, a surpresa da noite viria a ser o João Tavares que, deixando os lugares de fim de tabela, e pilotando um Ferrari 250 TR, todo colado com fita cola e ainda equipado com um motor SCX...cheio de ferrugem, deu uma grande lição aos demais que, incrédulos assistiam ao seu andamento desenfreado...tudo mercê duma técnica nova, por si utilizada que consistiu em ter deitado a Velha fora do carro, logo na primeira curva, o que lhe permitiu ficar com o carro muito mais leve e desinibido...

Na mesma volta e no mesmo metro logo a seguir, fiquei eu e a duras penas, pois o Porsche 356 não dá para mais, e um despiste causou-me o descolamento duma chumaceira que alterou negativamente o comportamento do carro, que já por si é delicado.

Ainda na mesma volta, e isto é que é notável, bem evidenciando que os carros estavam todos muito equilibrados, ficou o Pedro Manuel com um Jaguar XK 120, sentindo-se que poderá ainda fazer melhor, fazendo-lhe falta alguma rodagem com o carro, pois foi protagonista dos mais violentos despistes em prova.

Logo a seguir ficou o João Nobre com um Chevy Corvette SR-2, que manteve um andamento muito seguro, também demonstrando que pode ainda fazer melhor e até aspirar a um dos lugares da frente, pois o carro permite voos mais altos.

Ricardo Pitta lutou como um leão com o seu Chevy Corvette C1 equipado apenas de um pequeno motor NC-1, mas cujo andamento se manteve sempre com bastantes trocas de lugares, entre os carros equipados com motores mais potentes.

Apenas a uma volta do Ricardo ficou o Luís Filipe Carvalho que estava a fazer uma corrida excepcional e a lutar pelos lugares cimeiros, mas desta vez uma avaria na transmissão já muito próximo do final roubou-lhe todas as hipóteses de se manter melhor classificado como merecia.

O Paulo Cayolla que correu num bonito Ferrari 166 MM TB, esteve sempre nos lugares cimeiros, pois o seu carro estava muito bem afinado, até que, após alguns despistes, ficou com alguns desalinhamentos nos eixos, o que o obrigou a algumas paragens e a perder muitas voltas.

Também o Álvaro Braga não esteve em noite favorável, pois, quando seguia na frente, a transmissão do seu Jaguar XK120 traíu-o, relegando-o para uma classificação modesta, e bem longe do seu andamento, mas, as corridas são assim, e as imponderáveis podem acontecer a todos.

Logo a seguir classificou-se o Eduardo Jorge, com um belíssimo Jaguar D-Type. Foi de um singular arrojo apresentar-se à partida com um carro que tinha tanto de bonito, como de muito difícil a pilotar face ás suas vias muito estreitas e ao seu motor pouco potente, mas foi um regalo vê-lo correr - meus caros este é o verdadeiro espírito de um "gentleman driver"!

Em 12º e 13º ficaram Paulo Ventura e Paulo Santos que pilotaram dois Porsches 550 RS alugados a equipas de fábrica he he he...! Com algumas limitações derivadas das suas dimensões e dos seus motores pouco potentes, mesmo assim mantiveram um andamento muito regular.

Por fim ficou o Zé Rodrigues que quase conseguiu transformar o seu Porsche num croquete, tantas foram as cambalhotas que deu. Apenas as frequentes idas à pensão logo a seguir à curva da salsicharia lhe permitiram endireitar o...carro, que mercê das diabruras que o seu dono lhe impôs, as suas peças começaram a separar-se umas das outras ao ponto de ter havido ofertas de compra do mesmo por parte do João Tavares que tem um especial apreço por carros já assim ...digamos...velhos e sem algumas peças, que lhe provocam uma atracção irresistível, talvez podendo ser reflexo duma certa Velha (à qual também já lhe faltariam umas quantas peças...).

Meus amigos, há muito tempo que eu não me divertia tanto!

mais uma vez foi bem evidente o equilibrio geral que estes carros apresentam, e a enorme competição a que assistimos.

Foi, sem dúvida um bom momento de slot e de convívio, a repetir.

Classificação provisória da classe dois

Class Piloto Carro Marca Voltas Metros
1º Mário Rosas Jaguar XK 120 Ninco 170 13,0
2º Rui Sá Gomes Jaguar XK 120 Ninco 163 29,0
3º João Tavares Ferrari 250 TR Pontoon Ninco 160 22,1
4º José Pedro Gil Porsche 356 A Speedster Ninco 160 22,0
5º Pedro Manuel Jaguar XK 120 Ninco 160 12,0
6º João Nobre Chevrolet Corvette SR2 Ninco 158 13,0
7º Ricardo Pitta Chevrolet Corvette Ninco 156 15,0
8º Luís F. Carvalho Jaguar XK 120 Ninco 155 7,0
9º Paulo Cayolla Ferrari 166 MM Touring Barchetta Ninco 150 32,0
10º Álvaro Braga Jaguar XK 120 Ninco 148 21,0
11º Eduardo Jorge Jaguar D - Type Carrera 145 21,0
12º Paulo Ventura Porsche 550 RS Spyder Ninco 144 4,0
13º Paulo Santos Porsche 550 RS Spyder Ninco 139 3,0
14º José Rodrigues Porsche 356 A Coupé Ninco 118 20,0

Um abraço a todos e até para a semana com a Classe 3 dos Turismos.
Zé Pedro


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