O modelo real já na sua versão definitiva
-O modelo em Slotcar-
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Guido Taddeucci usou toda a sua experiência e o motor 4 cilindros type 200SI para desenvolver o V8 Maserati e Valerio Colotti desenhou a transmissão para o poderoso V8, uma caixa de 5 velocidades ligada a um diferencial ZF.
Unindo o 450S, um chassis similar ao 300S. Tubos de grande diâmetro formavam a base da estrutura com uma pequena secção superior incorporada. Melhoramentos ao chassis 300S fizeram-no mais pesado e robusto. A suspensão De Dion e os travões foram modificados, os tambores de 400 mm, escolhidos em vez dos discos.
O primeiro motor 450S foi instalado no chassis #3501 do 350S e renumerado para #4501. Na sua estreia em competição, no Grande Prémio de Buenos Aires, os pilotos Stirling Moss e Juan Manuel Fangio desistiram com problemas mecânicos. Este resultado foi ultrapassado em Sebring, onde o #4501 atingiu a vitória à frente dos Ferrari 315S e Jaguar D-Type.
O chassis #4501 voltou a aparecer em Le Mans com uma carroçaria completamente nova.
Unindo o 450S, um chassis similar ao 300S. Tubos de grande diâmetro formavam a base da estrutura com uma pequena secção superior incorporada. Melhoramentos ao chassis 300S fizeram-no mais pesado e robusto. A suspensão De Dion e os travões foram modificados, os tambores de 400 mm, escolhidos em vez dos discos.
O primeiro motor 450S foi instalado no chassis #3501 do 350S e renumerado para #4501. Na sua estreia em competição, no Grande Prémio de Buenos Aires, os pilotos Stirling Moss e Juan Manuel Fangio desistiram com problemas mecânicos. Este resultado foi ultrapassado em Sebring, onde o #4501 atingiu a vitória à frente dos Ferrari 315S e Jaguar D-Type.
O chassis #4501 voltou a aparecer em Le Mans com uma carroçaria completamente nova.
Encorajado por Stirling Moss, Frank Costin, um consultor de aerodinâmica inglês, desenhou para a Maserati, o novo corpo do 450. Em poucos dias, a Zagato construiu a carroçaria Costin, pouco agradável ao olhar.
A performance do coupé foi decepcionante. O carro estava mais lento e induzia o motor a sobreaquecer, o que fazia do cockpit uma torradeira. Apesar destes contratempos, o carro pilotado por Moss e Fangio aguentava em segundo lugar quando a mecânica cedeu. Depois de Le Mans, o #4501 foi abandonado para sucata.
Em 1957, a Maserati terminou o campeonato com má classificação; a última corrida na Venezuela provocou a retirada da maioria dos carros. Estes contratempos motivaram a Maserati a abandonar a competição, vendendo todo o seu equipamento desportivo. Afortunadamente, o coupé abandonado captou a atenção de Byron Staver, que o comprou.
Staver levou o coupé a Fantuzzi que o converteu para especificações de estrada, renumerando o chassis para #4512. Fantuzzi executou diversas modificações importantes, entre as quais, alongar a carroçaria 25 cm no centro do carro. Ao mesmo tempo, vários detalhes de cosmética foram adicionados: grelha frontal, um novo interior, pára-brisas de uma só peça e pintura em preto.
O 450S foi um carro excepcional no seu tempo. Várias vezes ultrapassou a concorrência, mas foi uma vítima de falha de componentes mecânicos. Assim como muitos carros de competição, o 450 foi um produto de desenvolvimento rápido com recursos limitados.
Texto: Vítor PenedoFontes: Supercars / Maserati a Complete History
A performance do coupé foi decepcionante. O carro estava mais lento e induzia o motor a sobreaquecer, o que fazia do cockpit uma torradeira. Apesar destes contratempos, o carro pilotado por Moss e Fangio aguentava em segundo lugar quando a mecânica cedeu. Depois de Le Mans, o #4501 foi abandonado para sucata.
Em 1957, a Maserati terminou o campeonato com má classificação; a última corrida na Venezuela provocou a retirada da maioria dos carros. Estes contratempos motivaram a Maserati a abandonar a competição, vendendo todo o seu equipamento desportivo. Afortunadamente, o coupé abandonado captou a atenção de Byron Staver, que o comprou.
Staver levou o coupé a Fantuzzi que o converteu para especificações de estrada, renumerando o chassis para #4512. Fantuzzi executou diversas modificações importantes, entre as quais, alongar a carroçaria 25 cm no centro do carro. Ao mesmo tempo, vários detalhes de cosmética foram adicionados: grelha frontal, um novo interior, pára-brisas de uma só peça e pintura em preto.
O 450S foi um carro excepcional no seu tempo. Várias vezes ultrapassou a concorrência, mas foi uma vítima de falha de componentes mecânicos. Assim como muitos carros de competição, o 450 foi um produto de desenvolvimento rápido com recursos limitados.
Texto: Vítor PenedoFontes: Supercars / Maserati a Complete History
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